Professores da rede municipal de São Ludgero participam de formação sobre proteção à infância

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, professores da rede municipal de ensino de São Ludgero participaram de uma formação com foco na proteção de crianças e adolescentes. A capacitação teve como referência o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo foi discutir formas de prevenção à violência, abordando protocolos de denúncia e o papel das instituições de ensino na identificação de possíveis casos de vulnerabilidade.
As atividades foram conduzidas por profissionais da área, que apresentaram estratégias voltadas ao enfrentamento de situações de abuso e à articulação entre escolas, famílias, conselhos tutelares e demais órgãos de proteção.
De acordo com a secretária Franciele Brush, da Secretaria de Assistência Social, “a escola é um dos primeiros espaços em que sinais de abuso podem ser percebidos, e é importante que os educadores estejam preparados para agir de forma adequada”.
A formação integra as ações promovidas pelas secretarias municipais com foco na atuação preventiva e no fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência.
COMENTÁRIOS