Saúde municipal gera debates intensos na Câmara de Orleans
Apesar das divergências, vereadores aprovaram projetos, requerimento e indicações voltadas à educação, trânsito e infraestrutura.

A sessão do dia 21 foi marcada por debates acalorados, especialmente sobre o atendimento na saúde municipal. Ainda assim, foram votados e aprovados dois projetos de lei, um requerimento e várias indicações.
PROJETO LEI COMPLEMENTAR nº 0011 de 07 de julho de 2025 – Poder Executivo
Reestrutura a lei n. 1786/03, plano de cargos e quadro das funções gratificadas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE e dá outras providências.
PROJETO DE LEI PE Nº 0042 DE 14 DE JULHO DE 2025 – Poder Executivo
Prorroga a vigência do plano municipal de educação aprovado pela lei nº 2.620 de 23 de junho.
REQUERIMENTO Nº 0022/2025 – Genaina Coan
“Solicito ao Executivo informações sobre quantas bolsas de estudos é repassado para Unibave e quantas são disponibilizadas nos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.”
Indicação nº. 0181/2025 – Dovagner Baschirotto
“Que seja encaminhada solicitação para a Comissão de Trânsito tornar a Rua Olinda F Hamerschimbiti e a Rua Conselheiro João Bússolo via de mão única com estacionamento somente de um lado e com fluxo de Entrada na Rua Aristiliano Ramos.”
Indicação nº. 0182/2025 – Genaina Coan
“Que o Executivo com setor responsável, instale suporte e lâmpada no poste já existente na localidade de Rio Belo em frente da Pitaya Alberton.”
Indicação nº. 0183/2025 – Murilo Oliveira Hoffmann
“Que o Executivo, por meio da Comissão de Trânsito, analise a possibilidade de alterar a Rua João Aparício Volpato para via de mão dupla, considerando eliminar o estacionamento de um dos lados da via, caso necessário. Sugere-se, ainda, que a Rua Ver. Laudi Jeronimo Felisbino passe a ser mão única, com estacionamento em ambos os lados e tráfego apenas no sentido de descida, até sua interseção com a Rua Dr. Emir Bortoluzzi de Souza. Adicionalmente, que seja avaliada a viabilidade da instalação de um semáforo inteligente ou de um trevo no cruzamento entre as ruas João Aparício Volpato, Professor Maia e Aristiliano Ramos, tendo em vista o aumento no fluxo veicular previsto caso a primeira modificação seja acatada.”
Indicação nº. 0184/2025 – Marlise Maria Salvador Zomer
“Que o Executivo quando da volta do Rotativo observe o tempo de duração das vagas dos idosos, devendo as mesmas não ultrapassarem o tempo máximo de utilização da vaga de 02 horas e não de 4 horas como feito até então.”
Indicação nº. 0185/2025 – Marlise Maria Salvador Zomer
“Que o Executivo possa estar orientando os moradores para que os cestos dos lixos existentes nas cercas e muros sejam afixionados pela parte interna dos mesmos evitando com isso acidentes aos pedestres que transitam nas calçadas.”
Indicação nº. 0186/2025 – Murilo Oliveira Hoffmann
“Que o Executivo, por meio da Comissão de Trânsito, avalie a possibilidade de permitir estacionamento em apenas um dos lados das ruas Pedro Hoffmann e Otávio Bussolo.”
COMENTÁRIOS